No Centro de Formação de Escolas do Porto
Ocidental (CFEPO) acreditamos contribuir significativamente para o
desenvolvimento do profissional de Educação. Os desafios constantes e variados
com que nos deparamos diariamente, por via do vertiginoso desenvolvimento
científico e tecnológico, exigem por parte daquele profissional uma atualização
constante. Neste contexto, consideramos que a partilha de boas práticas, e
também das inquietações que revestem o quotidiano das Escolas, constituem o
cerne do potencial de desenvolvimento deste grupo profissional. O contexto da
formação contínua é, por excelência, o formato desejável a esta exigência, quer
na atualização e aperfeiçoamento dos docentes, nos domínios das áreas de
conhecimento que constituem matérias curriculares, quer na construção e
aprofundamento de redes qualificantes de formação, como forma de potenciar os
recursos humanos.
São onze as Escolas associadas ao CFEPO e que
estiveram envolvidas no Programa Erasmus+ entre 2020 e 2022.
A Escola tem disponível um conjunto de
dispositivos legais que se pretende potenciem uma prática pedagógica que se
centre no desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, elencadas
no perfil do aluno do séc. XXI, e que contribuam para a emergência de cidadãos
felizes, reflexivos, críticos e criativos, com forte contributo humano para as
sociedades em que se insiram. Os normativos legais, DL n.º54/2018, DL
n.º55/2018 e a Estratégia Nacional para a Cidadania, desafiam cada unidade
orgânica a encontrar respostas educativas ao respetivo contexto social. Este
percurso de inovação, de encontrar uma outra forma de ser Professor, será mais
fluído, mais tranquilo e por isso, mais efetivo se realizado tendo os pares por
parceiros, percebendo que há suporte na mudança, quer pela via de quem decide,
quer pela via da formação. Esta transformação, de professor instrutor para
professor treinador, requer disponibilidade para abertura e envolvimento com o
outro, requer o desenvolvimento de competências para o trabalho colaborativo,
que implicam implicitamente a emergência de um conjunto de caraterísticas
pessoais que podem ser desenvolvidas, e por isso trabalhadas, em contexto
formativo formal ou informal.
Enquanto diretora do CFEPO, responsável pela
organização de respostas formativas nas áreas identificadas pelos/as Diretores/as
das Escolas, desafiei os/as Senhores/as Diretores/as a constituirmos um
consórcio e a candidatarmo-nos à oportunidade de conhecer outras formas de
fazer e observar outros contextos educativos, mas também partilhar o que se faz
em Portugal. Foi a primeira vez que os membros deste consórcio integraram uma
ação Erasmus+ em conjunto. Acreditamos que esta circunstância amplificou os
efeitos em cada parceiro do consórcio.
O grande objetivo deste projeto consistiu
no aprofundamento e desenvolvimento de competências pessoais e profissionais
nos docentes que sejam promotoras:
– da implementação de estratégias de
envolvimento crescente dos colaboradores;
– do envolvimento ativo em grupos de
reflexão em torno de temáticas pedagógicas;
– da construção de práticas pedagógicas
inclusivas;
– da participação em formação profissional
em organizações de outros países;
– da partilha do que se faz na sua Escola,
reconhecendo o percurso até então realizado.
O job shadwing foi a atividade de
eleição. Pretendeu-se uma oportunidade de observar, sentir e recolher in
loco outras formas de fazer, de ser Professor. Observar outras formas de
gerir recursos, conhecer estratégias de team building para conseguir
maior envolvimento dos colaboradores.
O entusiasmo dos docentes que estiveram em
mobilidade foi enorme e esta realidade é por si só já uma vantagem na
motivação/disponibilidade destes docentes para integrar equipas em projetos diversos
na sua escola de origem. Traziam leveza, tranquilidade e alegria na bagagem de
regresso.
Na sessão de disseminação deste projeto cada grupo
identificou pequenos aspetos que depois de adequados ao contexto estavam já a
ser integrados em práticas ou procedimentos na sua Escola de origem. Ficou a
semente e a vontade de continuar a explorar mundo, sempre com o compromisso de
construir uma Escola onde cada um/a sinta que faz parte da Comunidade.