Getting the best pratices

No Centro de Formação de Escolas do Porto Ocidental (CFEPO) acreditamos contribuir significativamente para o desenvolvimento do profissional de Educação. Os desafios constantes e variados com que nos deparamos diariamente, por via do vertiginoso desenvolvimento científico e tecnológico, exigem por parte daquele profissional uma atualização constante. Neste contexto, consideramos que a partilha de boas práticas, e também das inquietações que revestem o quotidiano das Escolas, constituem o cerne do potencial de desenvolvimento deste grupo profissional. O contexto da formação contínua é, por excelência, o formato desejável a esta exigência, quer na atualização e aperfeiçoamento dos docentes, nos domínios das áreas de conhecimento que constituem matérias curriculares, quer na construção e aprofundamento de redes qualificantes de formação, como forma de potenciar os recursos humanos.

São onze as Escolas associadas ao CFEPO e que estiveram envolvidas no Programa Erasmus+ entre 2020 e 2022.

A Escola tem disponível um conjunto de dispositivos legais que se pretende potenciem uma prática pedagógica que se centre no desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, elencadas no perfil do aluno do séc. XXI, e que contribuam para a emergência de cidadãos felizes, reflexivos, críticos e criativos, com forte contributo humano para as sociedades em que se insiram. Os normativos legais, DL n.º54/2018, DL n.º55/2018 e a Estratégia Nacional para a Cidadania, desafiam cada unidade orgânica a encontrar respostas educativas ao respetivo contexto social. Este percurso de inovação, de encontrar uma outra forma de ser Professor, será mais fluído, mais tranquilo e por isso, mais efetivo se realizado tendo os pares por parceiros, percebendo que há suporte na mudança, quer pela via de quem decide, quer pela via da formação. Esta transformação, de professor instrutor para professor treinador, requer disponibilidade para abertura e envolvimento com o outro, requer o desenvolvimento de competências para o trabalho colaborativo, que implicam implicitamente a emergência de um conjunto de caraterísticas pessoais que podem ser desenvolvidas, e por isso trabalhadas, em contexto formativo formal ou informal.

Enquanto diretora do CFEPO, responsável pela organização de respostas formativas nas áreas identificadas pelos/as Diretores/as das Escolas, desafiei os/as Senhores/as Diretores/as a constituirmos um consórcio e a candidatarmo-nos à oportunidade de conhecer outras formas de fazer e observar outros contextos educativos, mas também partilhar o que se faz em Portugal. Foi a primeira vez que os membros deste consórcio integraram uma ação Erasmus+ em conjunto. Acreditamos que esta circunstância amplificou os efeitos em cada parceiro do consórcio.

O grande objetivo deste projeto consistiu no aprofundamento e desenvolvimento de competências pessoais e profissionais nos docentes que sejam promotoras:

– da implementação de estratégias de envolvimento crescente dos colaboradores;

– do envolvimento ativo em grupos de reflexão em torno de temáticas pedagógicas;

– da construção de práticas pedagógicas inclusivas;

– da participação em formação profissional em organizações de outros países;

– da partilha do que se faz na sua Escola, reconhecendo o percurso até então realizado.

O job shadwing foi a atividade de eleição. Pretendeu-se uma oportunidade de observar, sentir e recolher in loco outras formas de fazer, de ser Professor. Observar outras formas de gerir recursos, conhecer estratégias de team building para conseguir maior envolvimento dos colaboradores.

O entusiasmo dos docentes que estiveram em mobilidade foi enorme e esta realidade é por si só já uma vantagem na motivação/disponibilidade destes docentes para integrar equipas em projetos diversos na sua escola de origem. Traziam leveza, tranquilidade e alegria na bagagem de regresso.

Na sessão de disseminação deste projeto cada grupo identificou pequenos aspetos que depois de adequados ao contexto estavam já a ser integrados em práticas ou procedimentos na sua Escola de origem. Ficou a semente e a vontade de continuar a explorar mundo, sempre com o compromisso de construir uma Escola onde cada um/a sinta que faz parte da Comunidade.

Ações a decorrer ou concluídas (PD)